Trabalho Estruturais Madeira
Resumo
A madeira, material de múltiplo aproveitamento, é uma matéria-prima que acompanha e sustenta a civilização desde seus primórdios. A facilidade de obtenção e de adaptação aos fins previstos permitiram o seu emprego por populações primitivas, mesmo com os escassos meios então disponíveis. Na condição de material de construção, as madeiras incorporam características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente são encontradas em outro material, o que a torna indispensável. Tem a importância de ser, depois do aço, o segundo material de maior consumo. Pode participar, provisória ou definitivamente, em todas as partes de uma construção, desde as fundações, estrutura, pavimentos, vedações e revestimentos, até a cobertura.
No entanto, a madeira somente adquiriu reconhecimento como material de construção quando outros processos de beneficiamento permitiram anular as características negativas que ela apresenta em estado natural: deterioração, degradação de suas propriedades, surgimento de tensões internas e limitação de suas dimensões. Muitos outras manifestações patológicas e defeitos são encontrados posteriormente no processo. Anomalias em sua integridade e constituição que alteram seu desempenho e suas propriedades físico-mecânicas, como defeitos de secagem, produção e alteração.
Palavras-chave:
Matéria-prima; defeitos; manifestações patológicas.
1 PROPRIEDADES FÍSICAS DAS MADEIRAS
1.1 Fatores de Alteração das Propriedades Físicas e Mecânicas A escolha da madeira de uma determinada espécie somente poderá ser conduzida conhecendo-se os valores que definem o seu comportamento físico e sua resistência às solicitações mecânicas. Esse conhecimento é adquirido como resultado da realização de ensaios referentes aos fatores naturais e tecnológicos da madeira. São fatores naturais de variação a espécie botânica da madeira (estrutura anatômica e a constituição do tecido lenhoso), a massa específica do material (índice de