Corrupcao Um Problema Social
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURIDICA
PROFESSOR: JOSE ANTONIO LIRA BEZERRA
1º PERIODO 2015.1
CAIO TUPINAMBA RODRIGUES LUSTOSA
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO COM O TEMA: “CORRUPÇÃO, UM PROBLEMA SOCIAL”
TERESINA – PI, 10 de Abril de 2015
Corrupção, um problema social.
Uma das grandes dificuldades desse estudo sobre a corrupção é a sua conceituação, portanto ela é culpada por vários problemas sociais que vem alastrando-se de forma impetuosa, tornando o ser humano hipócrita. Esse grande mal vem causando inúmero problema para o país, entre eles, pode citar os mais complexos, a violência, o caos na saúde publica e a baixa qualidade na educação. A corrupção é crime, mais é amplamente praticada no Brasil. Corrupção é quando se usa poder ou autoridade para conseguir vantagens, quando de suborno se usa para obter informações e/ou favores.
Estamos novamente em meio a vários escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia, ou seja, a corrupção aqui no Brasil vem desde os tempos, mas remotos, começando quando era apenas colônia de Portugal. A questão da mesma em nossos pais muito mais profunda do que nos podemos ver ou as que aparecem nos jornais e revistas. Creio que apenas pouca parte seja descoberta e venha a se divulgado nas redes sociais para que os cidadãos vejam.
A maior parte fica escondida, a parte que vai desde passar na frente de uma fila de hospital dando dinheiro a um funcionário a empregos fantasmas em prefeituras. A corrupção é uma “faca de dois gumes” em que um corrompe e outro que se deixa corromper. Somos influenciados pela corrupção desde a infância. O exemplo mais atual na nossa sociedade de corrupção é a da Petrobras.
A educação tem papel fundamental na corrupção. Não estamos tratando de simples matérias como matemática, física gramatica e sim da educação criada pela sociedade, pelos meios de interação social que moldam