Resumo texto sobre corrupção
De Zani Andrade Brel, mestre em psicologia social, especialista em educação e administração pública, ex-professora da UFMG e UCM, e técnica da Emprapa.
Como pode ser observado através da leitura do texto, muitas são as sugestões para se lidar com a corrupção e combater suas causas e conseqüências. Por ser um fenômeno muito complexo, várias vertentes de pensamentos desenvolvidos sobre o tema, foram apresentados para os leitores.È um trabalho acadêmico bastante expressivo e nos passa um análise da corrupção sob a ótica de diversos autores e estudiosos do tema.
De acordo com o texto, sob a ótica de Jonnston (1982) temos três perspectivas para explicar a corrupção:
Explanação Personalística: vinda da fragilidade da natureza humana, más ações de gente ruim. Ganância e racionalização humana como causa.
Explanação Institucional: decorre dos problemas de administração e que podem ser classificadas como dois tipos decorrentes do:
1) Estímulo exercido por líderes corruptos que levam a corrupção a se reproduzir intra e interinstitucionalmente .
2) Advindos do “gargalo” criados por leis e regulamentos que trazem rigidez à burocracia.
Este dois primeiros grupos foram muito influenciados por Merton (1957) que tentou estabelecer as bases e estruturas da teoria social chamada análise funcional, utilizada na sociologia, psicologia social e antropologia social para estudo da conduta dos homens em sociedade.
Explanação Sistêmica: emerge da interação do governo com o público, constituindo parte integrante do sistema político.
O texto da Zeni Andrade Brel, apresenta várias abordagens e pensamentos sobre a corrupção e nos deixa (a mim, pelo menos deixou) com a sensação de que esse fenômeno que chamamos de corrupção, muitas vezes chega a ser legitimado pela sociedade civil e pública em nome de um “bem estar” adquirido através dos atos ilícitos da corrupção.
Do ponto de vista