A Corrup O Em Frica
Desde o tempo dos Descobrimentos, da escravatura, da colonização até aos dias de hoje, África tem um “sem fim” de problemas associados à exploração de um povo para o benefício de outros que são ricos e continuam enriquecendo até então. A pobreza e a miséria são cada vez mais profundas num continente com riquezas enormes. O presente trabalho “ a corrupção em África: um problema de subdesenvolvimento? Procura responder se na verdade, a questão do subdesenvolvimento em África é ou não condicionada pela corrupção.
cont.
Se
é verdade que os Estados africanos desde as independências
nacionais registam avanços significativos na componente crescimento e desenvolvimento económico, não é menos verdade que a corrupção constitui um travão a este processo. Com esta abordagem, pretende-se compreender de que forma a corrupção em África é um empecilho ao desenvolvimento, ou seja, até que ponto se pode considerar a corrupção um problema de subdesenvolvimento em África.
Cont.
Para
a realização deste trabalho, usei o método de pesquisa bibliográfica das obras que abordaram aspectos relacionados com o tema, não só, mas também fiz a consulta nos sites virtuais. Dissertando sobre os conceitos de corrupção e subdesenvolvimento
Corrupção
A corrupção é um complexo fenómeno social, político e económico que afecta o desenvolvimento de todos os países do mundo, em maior ou menor grau, seja em regimes autoritários ou democráticos, e em todos os sistemas económicos. Segundo as Estratégias Anti-corrupção (2006-2010) A Corrupção é definida como abuso da autoridade ou da função confiada a alguém para benefício pessoal, minando assim o desenvolvimento e a democracia e o sector público aonde grande parte da economia depende da interacção entre o sector público e privado.
Cont.
Por seu turno, o relatório publicado pelo Centro de Integridade Pública
(2008:4) fazendo referência a Klitgaard