Materiais de construção civil - madeira
Estruturalmente, a madeira pode ser usada em diferentes formas, tais como: madeira em tora; madeira serrada; madeira laminada colada; madeira compensada e madeiras reconstituídas. As diferentes formas de uso da madeira tem variações de função estrutural, pois variando sua forma tem seu arranjo interno modificado também.
E neste trabalho temos como objetivo mostrar a importância e as características do uso da madeira estrutural.
Propiedades estruturais da Madeira
A madeira é um material derivado do tecido vegetal com características e propriedades definidas internamente. Mas, de forma genérica, pode-se concluir que a estrutura predominante da madeira é em forma de tubo, que serve para o transporte dos minerais para toda a extensão da arvore. Esses tubos são compostos prioritariamente por celulose, que os deixa com uma alta resistência.
Agua é uma boa parte da composição das plantas e que quando ocorre o seu abate, perde pelo menos 50% da sua quantidade de agua original. A questão da hidratação da planta é muito delicada, pois é algo que pode modificar drasticamente a estrutura original e ate afetar a capacidade estrutural da arvore.
Outro fator que pode influenciar consideravelmente na estrutura da madeira é a temperatura. O aumento da temperatura pode chegar a dobrar a resistência da madeira, fazendo assim com que a madeira seja um excelente material para ser usado contra o incêndio, essa característica retarda o colapso da estrutura
Umidade
Ao tratar a madeira como elemento estrutural, pode-se a considerar um material homogêneo e suas propriedades predefinidas para condições especificadas em norma com umidade de 12%. No caso de os ambientes excederem esse teor de umidade, deve-se realizar modificações físicas para contemplar uma umidade mais elevada.
Densidade
A densidade da