Estruturas de Madeira
Neste trabalho, a alocação das madeiras nos grupos de uso final foi realizada através de um critério em que foram utilizadas as propriedades e/ou características consideradas como o mínimo necessário para um bom desempenho da madeira no uso especificado. Para cada uma das propriedades escolhidas foram fixados valores mínimos e, às vezes, máximos, tendo como base os valores de madeiras tradicionalmente empregadas nos usos considerados.
A madeira tem sido um material empregado para as mais diversas finalidades, desde estruturas como pontes, coberturas, cimbramentos até a fabricação de móveis, peças de artesanato para adornos, divisórias, lambris e as chapas de maneira geral.
O uso sustentável da madeira também foi estudado, visto que atualmente a consciência ambiental está em evidencia, pensar na sustentabilidade é estar à frente na Construção civil e respeitar o uso dos recursos naturais.
No trabalho apresentado desenvolvemos o projeto de uma casa com estrutura de madeira, apresentando uma ampla pesquisa a respeito do material, citando os tipos de madeiras mais utilizadas para cada elemento estrutural, detalhando a forma de ligação destes elementos e a importância de cada um deles. Além da realização dos cálculos estruturais.
1. Madeira como material para Projeto e suas propriedades
Estudo de Material: Madeira
Madeira
Do ponto de vista estrutural a madeira tem uma combinação de propriedades que faz dela, um material com boa resistência tanto a tração quanto a compressão. Por exemplo, ipê-roxo, que é uma madeira de ótimas qualidades estruturais, tem 23,10 Mpa. Portanto, a madeira é capaz de resistir a cargas que provocam flexão, fazendo dela um material estrutural que pode ser utilizado em quase todos os tipos de sistemas estruturais.
A madeira é um material onde sua estrutura interna é fibrosa e quimicamente seus componentes internos tem um baixo peso atômico. Isso é uma grande vantagem da madeira sobre outros materiais