Estruturas de Madeira
Centro de Educação Superior da Região Sul
Arquitetura e Urbanismo
Arthur Amboni, Bruno Bohrer, Jonathan Marques e José Darós
ESTRUTURAS DE MADEIRA
Adega Casa da Torre
Laguna
2015
1. INTRODUÇÃO
Na construção civil, a madeira é um dos materiais mais antigos utilizados, porém no Brasil ela acaba sofrendo certo preconceito quanto ao seu uso estrutural, pois existe uma falta de conhecimento sobre suas propriedades e projetos mal elaborados. Sua reputação é conhecida como um material vulnerável e fraco, onde caso houvesse uma análise aprofundada sobre suas características, revestimentos necessários, estudos e planejamento para cada obra, a madeira seria julgada de outra maneira.
Na questão sustentável da madeira, sobre o risco de desmatamento, vale ressaltar que ela é um material renovável, e com políticas corretas de reflorestamento, leva esse processo algo limpo e ecológico. Comparando com o aço e concreto, eles possuem processos de fabricação poluentes, além de resultarem em entulhos em casos de demolição. O reaproveitamento da madeira não requer um processo industrial, e também um manuseio muito mais fácil do que o aço, por possuir baixa densidade.
Sua resistência pode ser maior que a do concreto convencional, levando em conta a resistência característica de cada tipo de madeira e em termos de estética, a mesma possui suas vantagens, pois para algumas pessoas acaba sendo mais atraente, aconchegante e dá ao projeto uma beleza arquitetônica diferenciada, por ser um material natural.
No entanto, apesar de ser um ótimo material, a madeira acaba possuindo alguns pontos negativos. Sua vulnerabilidade a certos agentes externos como a umidade e o ataque de fungos e insetos acaba deixando-a limitada para algumas obras. Todavia, tais problemas podem ser solucionados caso aja devido tratamento, o que é indispensável antes de usá-la num projeto.
2. ESTRUTURA
Para aumentar a rigidez, a estrutura apresenta