astronomia na nossa cultura
Instituto de Física & Química – IFQ
2013 – Centenário da UNIFEI
Laboratório para Casa I
Introdução à Astronomia
Ano 2013
A Influência da Astronomia em nossa Cultura
Desde o período medieval temos uma ligação grande entre a música e a astronomia, já que ambas eram consideradas ramos da matemática, integrando o quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música. Com isso podemos ver sua ligação desde o fato de ambas serem consideradas mesma matéria até sua presença nas mais diversas composições. E pensar em composições nos leva aos poetas e esses sim sabem descrever o universo em uma beleza e delicadeza sem igual. Para eles a astronomia é usada para descrever suas musas e suas inspirações.
Agora, se tem uma coisa bonita de se ver, é o conhecimento caipira a cerca da astronomia. Cada tipo de plantação tem que ser feita em um certo mês, ou certa lua para que se tenha uma boa colheita. Os cabelos das meninas também são cortados conforme as fases da lua (crescente para o cabelo crescer rápido, cheia para cabelos muito ralos), onde nunca se cortam cabelos em luas minguantes ou novas, pois influenciam no crescimento das madeixas.
Andando pelo Sertão Nordestino, se ouve muita cantoria, cantadores e cordelistas, sendo fácil tomar um banho de cultura popular. E, em meio a toda essa efervescência cultural, não é difícil enxergar as influências da astronomia. As canções e cordel possuem grande presença de elementos astronômicos como no resto da arte e cultura, porém a presença é muito mais forte e bonita de se ver nas danças circulares. Coco de roda e Samba de Roda, por exemplo, onde os círculos são como um sistema solar e o casal ao centro o Sol que mantém tudo em sua órbita.
Ainda nas danças circulares, porém mais perto de nossa realidade, temos o Jongo, dança afro-brasileira originária a partir de escravos, muito forte no vale do paraíba. O Jongo é totalmente ligado a astronomia, pois que suas realizações são