Ciência medieval
Com a queda do Império Romano do ocidente em 476 e a posterior consolidação dos reinos bárbaros verifica-se um movimento de mudança cultural na Europa. Os bárbaros, por não conhecer a escrita, acabaram por não conhecer a religião greco-romana, porém, com o cristianismo bastante difundido pelos povos, acabou-se por levar os bárbaros para este lado.
O Cristianismo conseguiu tomar conta dos bárbaros por não precisar da parte realmente escrita, e por ter mensagens que 'seduziam' as pessoas. Os bárbaros tomados pelo cristianismo, passaram a não deixar as pessoas, dos lugares por onde passavam, seguirem outra cultura, sendo assim, acabou-se a cultura greco-romana.
2) Sobre a filosofia escolástica marque V para verdadeiro e F para falso
( F ) trata-se de um movimento cultural que teve início com no Renascimento Carolíngio, que prosseguiu com as reflexões filosóficas realizadas por universidades como Oxford, Paris e Bologna a partir do século XI e culminou com a síntese do pensamento Aristotélico com a visão cristã feita por Santo Tomás de Aquino.
( V ) no século XII, a Igreja rejeitava o pensamento aristotélico, já que chegava à Europa com contornos panteístas e isso se devia às deformações que sofria pelas diversas traduções a que era submetido
( F ) As universidades de Bologna, Oxford e Paris elaboraram um currículo escolar que era dividido em Trivium (gramática, retórica e dialética) e Quadrivium (aritmética, música, geometria e astronomia) e que predominou durante todo o período da Escolástica.
( V ) As obras de Arquimedes, Euclides e Ptolomeu não poderiam ser incluídas no Quadrivium, já que este havia sido formulado antes que da sua tradução ao latim medieval
3) O texto “2. A CIÊNCIA MEDIEVAL” de M. L. Aranha aponta quatro