Trabalho Estradas
André Trevisan de Arruda
André Silva de Melo
Claudio Machado Júnior
PROJETOS RODOVIÁRIOS:
Histórico dos transportes, grandezas intervenientes, normas técnicas e estudos econômicos.
Tubarão, SC
2015
HISTÓRICO DOS TRANSPORTES
PRÉ-HISTÓRIA
O homem pré-histórico, na sua busca por alimentação e água, procurava deixar os caminhos entre sua caverna e os campos de caça ou poços de água em condições de permitir sua passagem o mais fácil possível. Estava, assim, atendendo ao princípio fundamental do transporte, que seria a necessidade de se deslocar entre o seus pontos extremos e intermediários. Quando montou um animal, o homem deu um passo adiante nessa evolução, conseguindo maior rendimento das viagens à custa de melhorias que teve de introduzir nos caminhos. Em seguida ele atrelou um rústico veiculo a esse animal, melhorando ainda mais o rendimento do transporte, tudo isso graças a invenção mais importante no ramo dos transportes a criação da roda.
Nessas ocasiões, com o aumento cada vez maior de frequência das viagens, na medida em que o transporte mais e mais se tornava necessário para a própria sobrevivência dos povos, um grave problema precisava ser sanado, pelo menos, ter seus efeitos atenuados, os caminhos e as estradas precisavam ser transitáveis em qualquer época do ano, então foi tomada uma regra básica para o melhoramento das vias, se os terrenos arenosos oferecessem boas condições nas chuvas, porém excessiva poeira nas secas, e se os terrenos argilosos, ao contrário, oferecessem boas condições nas secas e lama nas chuvas, podia-se conseguir estabilização, misturando-se areias e argilas.
As misturas deveriam ser feitas em proporções tais que as argilas evitassem o aparecimento de poeira nos terrenos arenosos, nas secas, e as areias evitassem o aparecimento de lama nos terrenos argilosos, nas chuvas.
Vários povos mais tarde viram a desenvolver vias e pavimento em seus domínios.
IMPÉRIO ROMANO
Os Romanos foram os que deram