Trabalho Individual Alvaro Silva
Módulo: Módulo 4
Fórum: Análise de Projeto de Investimento
Título: Estudo de Caso – Empresa Prospecção S.A.
Aluno: Alvaro Souza da Silva
Disciplina: Economia Empresarial
Turma: UCI 21
Introdução
Este trabalho visa a análise de viabilidade do projeto de investimento da empresa Prospecção S.A.
Prospecção S.A é uma empresa que atua no setor de energia e ramo de biocombustível. Pretende investir na ampliação de sua planta industrial uma vez que está atuando em capacidade máxima e o cenário atual mostra-se favorável para os próximos 10 anos graças ao crescimento da demanda.
Serão abordadas fontes de capital para a obtenção do valor do investimento para a ampliação que é de R$ 50.000.000,00. A estratégia da Prospecção S.A. é utilizar três diferentes fontes de capital com o montante dividido em 30%, 30% e 40%.
Fontes de capital utilizadas pela empresa
Para arrecadar os R$ 50.000.000,00 foram adotadas as seguintes fontes de capital:
Recursos Próprios – Gerados pelo próprio negócio. Sua vantagem dá-se no fato que as despesas financeiras são menores e pretende-se atingir dessa forma 40% do montante.
Para determinação do custo de capital próprio a taxa de referência é 8% ao ano.
Emissão de Debentures – Debentures são títulos representativos da dívida de médio e longo prazo que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora. Pretende-se capitalizar 30% do valor do investimento. Para taxa de pagamento pagarão juros de 7%.
Financiamento pelo BNDES/FINEM – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é o principal banco para financiamento de investimentos empresariais. A taxa de juros para este financiamento é a soma das seguintes parcelas:
i) Custo Financeiro: TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) ; ii) Remuneração do BNDES: 1.5% ao ano; iii) Remuneração da instituição financeira.
Como a TJLP para o primeiro trimestre de 205 ficou em 5.5% e a Prospecção S.A. conseguiu negociar com a