Trabalho De Estradas
Professor: Ivonei Data: 15/12/2014
Aluna: Melissa Aleixo RA: 79334
Assunto: Patologia do Pavimento Rígido e Flexível
Pavimentos Rígidos
São aqueles cujo revestimento é constituído de placas de concreto de cimento Portland rejuntadas entre si.
Essas placas se caracterizam por:
alta rigidez alta resistência pequenas espessuras, definidas em função da resistência à flexão
Seção Transversal Típica de um Pavimento Rígido:
Deficiências na operação do pavimento
Na operação do pavimento de concreto, podem ocorrer as seguintes deficiências:
a) Tráfego com excesso de carga: O excesso de carga no pavimento pode conduzir à fissuração deste pavimento, caso o dimensionamento da sua espessura não tenha considerado este excesso de carga, como também pode acelerar o processo de fadiga, fazendo com que pavimento tenha a sua vida útil reduzida.
b) Falta de manutenção do material selante das juntas: As consequências desta é falta de manutenção.
c) Desentupimento de bueiros e drenos: O entupimento de bueiros e drenos pode causar a saturação da fundação do pavimento, que reduz a sua capacidade de suporte, cujas consequências são a fissuração do pavimento, bombeamento, placa bailarina e outras anomalias.
d) Demora no reparo dos defeitos: O reparo dos defeitos de um pavimento deve ser feito tão logo eles ocorram. A demora para execução deste reparo ocasiona um aumento progressivo do defeito, aumentando, portanto, o seu grau de severidade, que pode conduzir à necessidade de uma substituição total da placa.
e) Não tratamento imediato das placas bailarinas: A reparação de uma placa bailarina deve ser feita imediatamente, sob pena de que a contínua passagem de tráfego irá, com o tempo, provocar fissuração e a destruição total desta placa.
f) Descuido na remoção imediata de produtos agressivos ao concreto lançados no pavimento: Quando houver a ocorrência de acidentes com veículos transportadores de produtos que sejam agressivos ao concreto, deve ser