Trabalho de Estradas
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Desde o século XIX, a mesorregião do noroeste fluminense é uma grande produtora de café, esta atividade, junto com a pecuária leiteira são as principais dessa região, que é uma das mais pobres, com os maiores índices de pobreza de todo o estado do Rio de Janeiro.
Para buscar o crescimento agrícola e econômico dessa região, será elaborado um projeto de pavimentação da rodovia estadual RJ-230, no trecho localizado entre o distrito de Santa Rita do Prata, no município de Varre-Sai e o distrito de Rosal, no município de Bom Jesus de Itabapoana.
Atendendo a reivindicações da população desses municípios, que sofrem constantemente com lama e poeira que podem ocasionar problemas de saúde e comprometer a trafegabilidade da via, a pavimentação se faz necessária para dar um fim aos problemas vividos pelos moradores e principalmente os comerciantes, que sofrem danos no transporte e na produção, pois a poeira levantada por veículos muitas vezes prejudica a produtividade dos agricultores locais e encarece os produtos, porque precisam ser lavadas constantemente quando estão nas áreas de cultivo. Com essa estrada rural em melhores condições, caminhões e produtos sofrerão menos danos, o que contribuirá para diminuição dos prejuízos com transporte da produção, e, consequentemente, nos preços dos alimentos, já que os gastos com manutenção e limpeza serão reduzidos.
Hoje, os diversos fazendeiros, são donos de uma considerável produção, porém não há demanda, pois esse trecho encontra-se ainda em seu leito natural, o que dificulta a comercialização dos produtos locais. A implantação dessa estrada poderá mudar esse quadro, pois proporcionará avanços no escoamento dos produtos rurais, seja ela provida do campo ou da pecuária, além de trazer melhorias na infraestrutura viária, dando maior mobilidade ao comercio local, proporcionando facilidade ao acessar cidades que ligam à capital e estados vizinhos como Espírito Santo e Minas Gerais,