Trabalho Escrito
A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: Libertadora, mais conhecida na pedagogia de Paulo Freire; Libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; Crítico – Social dos Conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
COMO SURGIU?
A pedagogia Crítico – Social dos conteúdos surge no final dos anos 70 e início dos 80 quando a abertura politica decorrente do final do regime militar coincide com a intensa mobilização dos educadores.
PAPEL DA ESCOLA:
A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais.
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
PRINCIPAIS EDUCADORES:
José Carlos Libâneo Nasceu em Angatuba-SP, em 1945.
Demerval Saviani Nasceu em Santo Antônio de Posse –SP, em 03/02/44.
Prof. Carlos Roberto Jamil Cury Nasceu em São José do Rio Preto-SP, 1945.
CONTEÚDO DE ENSINO
Não basta que o conteúdo seja ensinado. É preciso que se ligue à significação humana social. É selecionado a partir da cultura, da sociedade e da escola.
POSTURA PEDAGÓGICA DOS CONTEÚDOS
Da margem a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a esse conteúdo. Sua superação é superar o senso comum.
METODOLOGIA
O importante é que o aluno absorva o conteúdo. Cabe ao professor avaliar e decidir qual a melhor forma de ensinar.
Ex:
Professor inova e ensina matemática com teatro e fantasias em MG “A psicopedagoga Clara Duarte, de Juiz de Fora, elogiou a atitude do professor. De acordo com ela, a ação facilita o entendimento das crianças e desperta a