Trabalho Escrito
Pesquisa sobre: Robert Capa, Kevin Carter e Zak Noyle
Por: Raíssa Pinto Guimarães
Disciplina: Fotografia I
Semestre: 3º
Curso: Publicidade e Propaganda
Turno:Manhã
Data da entrega: 14.04.2015
ROBERT CAPA:
Minha admiração por Robert Capa tem como foco principal sua coragem de fazer o que ama em situações de extremo perigo. Sendo um dos maiores (se não o maior) fotógrafos de guerras da história, Robert colocou sua vida em perigo diversas vezes apenas pela paixão de registrar momentos históricos para a posteridade. Seu trabalho abriu os olhos do mundo para imagens de guerras extremamente chocantes, e colocou seu nome na história do fotojornalismo para sempre.
FOTO 1: The Falling Soldier, 1936.
Justificativa: a foto retrata uma cena comum de qualquer guerra: a morte do soldado. A dor do soldado é repassada a quem vê, tornando esta fotografia uma cena cheia de emoção e conteúdo.
FOTO 2: D-day, 1944.
Justificativa: o Dia D foi um dos (senão o mais) importantes momentos da Segunda Guerra
Mundial, onde a Guerra finalmente começa a ser vencida pelos Aliados.
FOTO 3: Françoise Gilot and Pablo Picasso, 1948.
Justificativa: Robert Capa não apenas retratava momentos de sangue da existência humana, mas também momentos de prazer e descontração, como prova esta fotografia com Pablo Picasso.
KEVIN CARTER:
Ano passado, no Clube de foto com o Professor Manuel da Costa, assisti ao longametragem “The Bang Bang Club”, onde a história de Kevin foi retratada. A partir desse longametragem veio minha escolha por ele, pela coragem de Kevin Carter ao mostrar as suas chocantes fotos, desde a fome no Sudão ao apartheid sul-africano. Infelizmente, tamanhas tragédias levaram ao seu suicídio em 1994.
FOTO 1: A Criança e o Urubu, 1993
Justificativa: Uma foto de forte repercussão internacional. Mostra a realidade nas planícies africanas, onde a morte (nessa fotografia, encenada pelo Urubu) está sempre a espera de sua próxima vítima. Essa foto levou o fotógrafo a ganhar o