Trabalho Escrito
Departamento de Ciências Contábeis
Alunos: Valeria Barros de Sousa
CRISTIANISMO e CATOLICISMO
Goiânia 25 de Novembro de 2014
Introdução
Catolicismo/Cristianismo
Cristianismo e Catolicismo são a mesma coisa?
Não. O termo cristianismo é a principio, usado para designar a religião monoteísta centrada na figura de Jesus Cristo, fundada a partir de seus ensinamentos e de sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a palavra hoje se refere a toda e qualquer religião ou doutrina baseada na crença de que o profeta é o messias anunciado na Bíblia Hebraica (do judaísmo), que viria a Terra salvar a humanidade de seus pecados e lhe dar a vida eterna. Nos primeiros anos do cristianismo, a igreja era uma só. A partir do Cisma do Oriente (século XI), um grupo dissidente fundou a Igreja Ortodoxa de Constantinopla, e a igreja cristã passou a se chamar Igreja Católica Apostólica Romana - de onde deriva o termo catolicismo. Religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período.
Criada por Jesus espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catatumbas para encontros e realização de cultos.
Desenvolvimento
Os sacramentos rituais que permitem a comunhão dos fiéis com Deus e entre si são: o batismo, a eucaristia, a crisma (ou confirmação da fé), a penitência (ou confissão, dada antes da eucaristia), o matrimônio,