Trabalho Escravo
TRABALHO ESCRAVO
Itupeva - Bahia
Abril - 2014
Colegio Estadual Isaura Trancoso Viana
C.E.I.T.V.I
Trabalho escravo
Allys, Gabriel, Larissa Dias, Rafael, Adalgiza e Stefane Souza
Historia
Professora: Valéria Rodrigues
Itupeva - Bahia
Abril – 2014
Definição de escravidão
A escravidão é quando uma pessoa se torna propriedade de outra. Perde o direito de ter sua própria vida, é obrigado a trabalhar para seu dono e não recebe nenhum pagamento pelo seu trabalho. A escravidão já existia entes dos europeus buscarem os negros da África.
Contexto histórico
Ao longo de mais de trezentos anos (1559-1888), os escravos negros foram responsáveis pela produção de boa parte das riquezas no Brasil, no qual milhões de africanos foram tirados de suas terras para uma viagem na qual aproximadamente a metade morria de fome, doenças e maus-tratos, ou, já em terras americanas de banzo.
Origem dos escravos
A maioria dos africanos trazidos à colônia portuguesa como escravo pertencia a dois grandes grupos étnicos:
1º os bantos, originários de Angola, Moçambique e Congo, e que se tornaram mais numerosos no centro-sul e no Nordeste;
2º os sudaneses, provenientes da Guiné, da Nigéria e da Costa do Ouro, e que foram levados principalmente para a região da Bahia.
No ano de 1888 a escravidão foi abolida através da Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio daquele ano. Essa medida beneficiou uma grande quantidade de escravos que ainda existia no país. Por outro lado, essa mesma medida incomodou os vários proprietários de terra que ainda dependiam da exploração do trabalho escravo para produzirem gêneros agrícolas em suas propriedades. Contudo, não podemos achar que a escravidão acabou no Brasil do dia para a noite. Devemos destacar que a abolição só deu fim à escravidão, mas não deu fim à exploração do trabalho dos ex-escravos. Afinal de contas, a