Trabalho ergonomia - riscos ergonomicos e melhorias
Setor da Análise Ergonômica: Setor de Classificação localizado na área de Remanufatura No área de Remanufatura as tábuas provenientes da Secagem são levadas por meio de uma esteira transportadora para a entrada plaina a qual alinha as tábuas uma no topo da outra para a entrada na plaina, que faz o acabamento (espessura e largura) das peças conforme definido pelo cliente. As tábuas que saem da plaina são levadas para o Setor de Classificação, automaticamente por uma correia transportadora para o a mesa de classificação onde os classificadores devem observar a qualidade da tábua e definir qual é a sua classificação e fazer uma marcação definindo qual será o comprimento final da peça. Essa atividade exige-se dos funcionários alta produtividade em tempo limitado.
Riscos:
Esta avaliação ergonômica permitiu concluir que nesta atividade os esforços físicos existentes podem implicar em futuras lesões, sendo denominada de DORTs – doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, devido a repetitividade, postura e movimentos inadequados, e excessiva exigência de concentração o que pode ocasionar sobrecarga mental.
Com a aplicação dos instumentos, sob o ponto de vista da ergonomia o posto de trabalho do Classificador é mapeado / classificado como Risco em Potencial.
As caracteristicas que estam envolvidas para tal caracterização refere:
1- Repetitividade
Ciclo de trabalho menor que 30 segundos ( 4 segundos ).
2 – Posturas incorretas