Ergonomia no campo
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
HANNA LEAL
LUCICLEIA SANTOS SOUZA
SIMONE TRINDADE DE LIMA
WELLITON TADEU
A ERGONOMIA AUXILIANDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
LINHARES
2012
HANNA LEAL
LUCICLEIA SANTOS SOUZA
SIMONE TRINDADE DE LIMA
WELLITON TADEU
A ERGONOMIA AUXILIANDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado ä Coordenaçao do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de Linhares, como requisito para avaliação.
Orientador: Prof. Márcio Fernandes Cunha
LINHARES
2012
“As empresas vem enfatizando um novo conceito de administração inteligente, onde pessoas saudáveis apresentam negócios saudáveis, com melhores lucros e maiores retornos”.
Nascimento e Moraes (2008).
RESUMO
A ergonomia hoje é um tema de qualidade de vida bem discutido no ambiente de trabalho pelos gestores da empresa. Pois busca identificar as necessidades dos trabalhadores em questão de melhoria no seu setor de trabalho. Atender às necessidades e superar as expectativas é sem dúvida um diferencial que as empresas buscam para estabelecerem-se no mercado e conquistar clientes e os seus próprios trabalhadores. Na Construção Civil, esses conceitos ainda não são bem difundidos, visto que as condições de trabalho ainda não são as adequadas nem favoráveis para garantia da qualidade no processo empregado. Embora que a construção civil passa por constante evolução, a implantação da ergonomia e um desafio para o setor, mas que aos pouco vem conquistando os trabalhadores. O setor da Construção Civil tem como característica peculiar o desenvolvimento de um grande esforço físico por parte do trabalhador, esta área é bastante suscetível a acidentes e doenças do trabalho: como Absenteísmo crônico, licenças-saúde e tudo isso vem atribuídos ao mau projeto e ao uso inadequado de equipamentos, erros frequentes na execução de tarefas, retrabalho, perda e