Ergonomia - estudo em campo
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA
1º / 2011
ESTUDO DE CAMPO DA ERGONOMIA EM UM POSTO DE TRABALHO
POSTO DE TRABALHO ESCOLHIDO: BORRACHARIA
POR:
Raphael Neves Henriques
Matrícula: 600019439
E-mail: henrrapn@gmail.com
Patrick Rodrigues
Matrícula: 600019439
E-mail: patrick_rj03@hotmail.com
Luiz Maciel
Matrícula: 600017462
E-mail: luizcgm@yahoo.com.br
RESUMO
O objetivo da presente pesquisa foi presenciar e analisar o trabalho efetuado pelo profissional, visando estudar melhores formas de realizações das tarefas e aplicar as teorias estudadas em sala de aula no que diz respeito à Ergonomia. Foi possível presenciar e analisar diversas tarefas realizadas de maneiras incorretas, onde o funcionário já pratica d mesma maneira a muito tempo.
TÓPICOS
1) INTRODUÇÃO
2) DESCRIÇÃO DA TAREFA
3) ANÁLISE DA TAREFA ESCOLHIDA E DICAS PARA MELHOR REALIZAÇÃO DAS MESMAS
4) RELATO DO FUNCIONÁRIO E FEEDBACK DO TRABALHADOR SOBRE NOSSO ESTUDO DE CAMPO
5) CONCLUSÃO
1) INTRODUÇÃO
O que é Ergonomia?
Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial apresentada abaixo:A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os Ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Freqüentemente esses profissionais intervêm