Resumo Capitulo 6 Itiro
Disciplina: Ergonomia
Professor: Francisco Soares
Assunto: Resumo sobre o capitulo 6 – Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho - do livro: Introdução à Engenharia de Produção, Batalha
Aluno: Dáuberson da Nóbrega Batista Azevêdo, Mat: 10921200
______________________________________________________________________
O texto propões introduzir a Ergonomia como campo de conhecimento e mostrar a sua contribuição para a Engenharia de Produção. Foram escolhidos dois tópicos com o para se estudar mais a fundo por serem de importante aplicação prática: a Biomecânica Ocupacional que aborda as lesões de esforços repetitivos, o trabalho estático, a postura e o levantamento e transporte de cargas; e a Antropometria.
Observando situações cotidianas de postos de trabalhos é fácil perceber que há diversos aspectos que não levam em consideração que a posição de trabalho do empregado não é ideal, o que leva a esforços desnecessários, ou seja, não é ergonomicamente pensada. Em todo ambiente de trabalho existem máquinas ou sistemas projetados pelo homem para facilitar sua vida, mas que também podem provocar dores, sofrimentos, lesões e tragédias.
A Ergonomia contribui com seus conhecimentos na Engenharia do Produto, mais especificamente, na subárea da Engenharia do Trabalho, que objetiva projetar, implantar e controlar o posto de trabalho e a maneira de trabalhar.
A ergonomia (ou fatores humanos) é definida como “a disciplina científica interessada na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema, é o campo profissional que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema” (IEA, 2000). Ao pé da letra, a palavra, do grego temos: ergon(trabalho) e nomos(leis) para denotar a ciência do trabalho. Originalmente, seus pensamentos foram concebidos voltados ao trabalho, mas a ergonomia, estende-se a todos os aspectos da vida. Embora o