Historia da arte
Na idade da pedra podemos considerar os seguintes períodos:
Paleolítico ( ou “idade da pedra lascada” porque as armas e os instrumentos de pedra produzidos pelos grupos humanos eram “lascados” para adquirir borda cortante, do surgimento do ser humano até cerca de 12 mil anos atrás.São do paleolítico que veio as primeiras manifestações da arte. Como as pinturas encontradas nas cavernas de Chauvet e Lascaux, na França e de Altamira na Espanha.
Os primeiros desenhos a ser feito eram mãos que eram sobrepostas em pedras e sopravam tintas a usando ossos de boi. Isso era usado para demarcar território. Um ser humano vivia ali. Somente muito tempo depois de dominar essa técnica os paleolíticos começaram a desenhar e pintar animais.
Nas pinturas rupestres eles pintavam os seres de como os viam de determinada perspectiva, ou seja, produzia a natureza tal qual sua visão capitava. Essas pinturas eram feitas no mais fundo da caverna, aonde só o xama conseguia chegar e tinham uma intensão religiosa/satânica como se fosse um ritual, talvez eles acreditassem que se ao pintar a imagem do animal nas rochas o aprisionaria e teria poder sobre ele. Outro aspecto que chama atenção nessas pinturas é a capacidade do artista de interpretar a natureza.
Nas pinturas rupestres, os seres humanos das cavernas utilizavam óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais. Como pincel eles utilizavam inicialmente os dedos, mas a indícios que algum tempo depois eles produziam pinceis com penas e pelos.
Usavam estatuetas como amuletos para dominar o espíritos dos animais e trazer sorte.
Xamã era o artista da época e o curandeiro, tinha contato com o mundo espiritual.
Usavam também potes de barros com gordura de animais para por fogo na palha e fazer durar por mais tempo o fogo aceso, assim o xamã poderia