Ergonomia
Março/2014 Resumo
Diante do aumento da concorrência e a constante inovação para conquista de mercado, as empresas devem se preocupar cada vez mais com a saúde de seus colaboradores, para que estes produzam mais e melhor.
Nesse foco de melhoria continua devera estar o foco para as melhorias, ergonômicas que se enquadram como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano através de diversos métodos, como os de análise postural.
As empresas devem oferecer melhores condições de trabalho, e a adequação ergonômica tem por objetivo reduz a fadiga e o “stress” e conseqüentemente promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos colaboradores.
Neste trabalho iremos realizar estudos, classificações e avaliações dos riscos ergonômicas relacionado ao ambiente de trabalho dos profissionais da área da Vigilância epidemiológica e Vigilância sanitária.
Para entender o conceito de Ergonomia buscamos relatos na história da ciência ergonômica no Brasil e no mundo.
A ergonomia é uma ciência interdisciplinar ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho na prática a ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem.
A realização de tais adequações, no nível de posto de trabalho, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano. Portanto a ergonomia pode ser definida como o estudo cientifico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965). Self.
A ergonomia vem tomando destaque em âmbito cada vez maior no campo das vigilâncias Sanitárias e epidemiológicas estes profissionais ao longo da sua jornada de trabalho realizam tarefas que requerem posturas e posições ergonômicas que desempenham esforços físicos e psicológicos que se não tratados poderão acarretar em acidentes de Trabalho e ou doenças