Trabalho em equipe liderança percepção efeitos das ações e comunicação
Na perspectiva de Barini Filho (2002) a área de Recursos Humanos deveria sempre se caracterizar por um conjunto de princípios, práticas e processos subordinados às políticas e às diretrizes gerais que delimitam as ações corporativas. Na perspectiva do autor apesar de tais ações serem óbvias, em muitas empresas esses princípios e práticas são realizados sem um questionamento crítico tanto por parte dos especialistas de RH quanto da direção das empresas. Temos, então, atividades funcionais da área de RH sem aderência à estratégia organizacional.
ESTUDO DE CASO:
A Empresa Estoura Bem é uma empresa situada na região sudeste do País, mais especificamente na cidade de Santo Antônio do Monte especializada na fabricação e comercialização de fogos de artifícios (foguetes de todos os tipos de tiros, girândolas, rojão de vara de tiros e cores diversas e bombas de cores). Atualmente atende a dois segmentos: o varejo e grandes consumidores. Santo Antônio do Monte é o maior pólo produtor de artigos pirotécnicos do ocidente. Juntamente com outras cidades, Japaraíba, Lagoa da Prata, Pedra do Indaiá, Itapecerica, Moema e Neolândia, formam o segundo maior pólo do setor em todo o mundo, depois da China.
A melhor notícia na região, atualmente, foi a inauguração do Centro Tecnológico Oscar José do Nascimento, unidade do SENAI, cujo objetivo principal é atender as demandas das indústrias de fogos de artifício por meio de uma melhoria constante do processo produtivo e da qualidade dos produtos fabricados pelas empresas que representa.
A empresa possui, no total, 200 funcionários próprios e um quadro de 20 executivos. A Empresa Estoura Bem tem uma sólida posição no mercado e se orgulha de fazer produtos de alta qualidade e com muito boa produtividade. Entretanto, a empresa está estagnada sem perspectiva de crescimento. A idade média dos funcionários se encontra na faixa de 29 anos e o tempo médio de casa, em anos, está em torno de 5 anos. Dada à