Trabalho em altura
O contexto do trabalho nas obras de construção civil, geralmente torna-se um problema, pois, algumas construtoras não tem se preocupam em equipar os operários, dessa forma, arriscando assim suas vidas, como também trazendo grandes prejuízos para a organização.
O presente estudo vem a lume apresentar a importância da segurança e saúde do trabalho, dando ênfase aos acidentes na construção civil. Embasando-se no fato de que a escolha do tema justifica-se pela relevância que o assunto exerce nessa área, devido a importância da segurança do trabalho nessa área, e também pelo interesse do pesquisador em aprofundar um estudo sobre essa área.
É fundamental a segurança de trabalho na construção civil com a finalidade de prevenir acidentes e saúde dos operários, pois, ocasiona custos altos que os mesmos provocam nas organizações. Portanto, a saúde do operário na construção civil no contexto organizacional atual passou a ser uma preocupação constante pelo fato de valorizar o indivíduo como patrimônio, que proporciona lucro e contribui para o crescimento da empresa.
A grande incidência de acidentes do trabalho na construção civil geralmente é atribuída às características extremamente dinâmica do setor: grande rotatividade da mão-de-obra, o baixo nível de especialização, características própria da atividade em que um dia sempre é diferente do anterior. Um dos tipos de acidente do trabalho que acomete estes trabalhadores surge no trabalho em altura com a cadeira suspensa. O índice de acidentes com quedas em diferença de altura não é elevada se comparada com outros tipos de acidentes, mas tem um índice de gravidade muito elevado.
O equipamento tem o seu assento em formato de cadeira e a sua suspensão pode ser feita por corda ou por cabo de aço (NR-18), sendo ancorada (amarrada) na estrutura do edifício em sua cobertura, ou utilizando um sistema de contra-peso para a sustentação do equipamento e do trabalhador. A cadeira suspensa é utilizada