Trabalho ECA 1 1 1
APLICADAS DO ARAGUAIA – FACISA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
ANALISE JURÍDICA DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA
BARRA DO GARÇAS – MT
MAIO, 2015.
ANALISE JURÍDICA DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA
Trabalho elaborado para fins de Avaliação Parcial na disciplina doEstatuto da Criança e do Adolescente e do Idoso e Direito Penal, do curso de Direito noturno, turma: DN 3ª.
INTRODUÇÃO
Capitães da areia é uma obra que retrata a realidade de muitas crianças e adolescentes, não apenas na capital baiana, mas de todo o território brasileiro. O romance busca retratar o cotidiano de um grupo de meninos de rua, liderados pelo adolescente Pedro Bala, bem como procura demonstrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas cometidas durante a vida dos adolescentes, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos.
Verifica-se, assim, como a análise de uma obra literária e permite também uma abordagem jurídica, sobretudo em face de seus múltiplos aspectos: sociais, históricos, culturais, que apresentam uma riqueza em elementos comum reveladores da necessidade de um estudo dialógico.
Nesse sentido, torna-se plenamente possível a integração entre o Direito social e penal, vez que o fenômeno jurídico pode ser observado de forma direta e reflexiva no texto literário. No caso da obra, além de retratar a situação de vulnerabilidade social que os adolescentes suportam,o cometimento de atos infracionais por adolescentes traz a tona uma discussão sobre a evolução histórica do Direito da Criança e do Adolescente.
Busca-se, com isso, analisar a relação entre a prática de atos infracionais e a temporalidade da obra de Jorge Amado, bem como trazer uma discussão sobre a questão da proteção da infância e do Adolescente embasado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
RESUMO
Capitães da Areia é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes.