trabalho do pedro
Quando as células se agrupam, formam os tecidos. O tecido pode ser definido como um conjunto de células semelhantes, adaptadas a uma determinada função.
O ser humano, como sabemos, é um ser vivo. Isso porque ele nasce, cresce, morre e tem capacidade de se reproduzir. Além disso, assim como todos os seres vivos, ele é composto por células, que são estruturas geralmente tão pequenas que só podem ser vistas com o uso de lentes especiais de aumento
Na maioria dos seres vivos multicelulares (ou seja, com muitas células), estas estruturas, em conjunto, se organizam em unidades maiores, chamadas de tecidos.
Tecidos se unem e formam os órgãos, como o coração, rins, dentre outros. Conjuntos de órgãos, realizando funções bem definidas, formam sistemas (sistema digestório, sistema respiratório, etc.).
Conjuntos de sistemas formam organismos. Cada organismo, como um todo, forma o indivíduo, que é delimitado por um corpo.
Os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo: proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos (que causam doenças), e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias.
Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares, sendo: os desmossomos, as zônulas oclusivas (junções oclusivas), as zônulas de adesão e os nexos (junções comunicantes).