Trabalho Do Ifet
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada sobre a ideal lubrificação de um torno mecânico convencional. A finalidade desta pesquisa consiste em adquirir conhecimento sobre o procedimento de lubrificação de maquinas operatrizes, desde o planejamento até a lubrificação propriamente dita.
O que e um Torno?
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular. Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Para que serve um torno?
Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções. Através deste equipamento é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.
O que compõe um torno?
A seguir apresentam um torno mecânico horizontal do tipo comum com motor elétrico e transmissor colocado externamente.
Vista frontal
A - Barramento 14 - Volante
B - Cabeçote fixo 15 - Manivela de carro superior
C - Carro 16 - Trava de carro principal
D - Cabeçote móvel 17 - Contra ponta 1
E-Pés 18 - Magote 2 - Caixa de acessórios 19
F - Manipulo de fixação 3 - Caixa de câmbio ou Caixa Norton 20
G- Volante do cabeçote móvel 4 - Caixa engrenagens da grade 21
H - Cremalheira 5 - Alavanca de velocidade do fuso e da vara 2 - Fuso 6
I - Alavanca de inversão de macha 23 - Bandeja 7
J - Polia em degraus (em “V”) 24 - Alavanca de engate do fuso 8