Trabalho do Fábio
UNIFAI
Ana Cláudia Costa Pinto
Andreia Viana dos Santos
Graciela Ione Duarte
Janaina Felix da Silva
Mônica Maria da Silva
MANUAL PRÁTICO DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS ESPECIAIS
São Paulo
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. MATERIAL CARTOGRÁFICO
2. MANUSCRITO
3. MÚSICA IMPRESSA E GRAVADA
4. FILMES CINEMATOGRÁFICOS E GRAVAÇÕES DE VÍDEOS
5. RECURSOS ELETRÔNICOS
6. ARTEFATOS TRIDIMENSIONAIS E REALIA
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um manual prático da AACR2 que servirá para facilitar a pesquisa dos usuários que já tem alguma experiência com o AACR2, mas não o compreendem com muita facilidade.
O manual traz conceitos básicos e é dividido em algumas áreas principais de trabalho e com alguns exemplos de catalogação e pontuação a serem seguidas é um manual prático e rápido de ser utilizado. Manual necessário aos bibliotecários para a descrição e utilização correta de cada material como manuscritos, materiais cartográficos, músicas, filmes, gravações, recursos eletrônicos, artefatos tridimensionais e realia.
1 – MATERIAL CARTOGRÁFICO
Capítulo 3 do AACR2
Os materiais cartográficos representam a Terra e qualquer corpo celeste totalmente ou em partes. Exemplos: mapas em duas ou três dimensões e plantas, mapas de lugares imaginários; cartas aeronáuticas, náuticas e celestes; globos; atlas; diagramas; seções; fotografias aéreas com propósito cartográfico; vistas panorâmicas etc.
As fontes de informação seguem a seguinte ordem de preferência: o próprio item cartográfico e o contêiner (portifólio, capa, envelope) ou caixa, pedestal e globo. Tudo que seja retirado de outro local terá que ser sinalizado com [...].
Segue exemplo de catalogação:
Título: subtítulo [material cartográfico] / indicação de responsabilidade. _edição. _ dados matemáticos e outros detalhes