EFEITO TESOURA
O Efeito tesoura
Índice
Introdução.........................................................................................03
1 Efeito tesoura ................................................................................04
1.1 Saldo da tesouraria ....................................................................05 2 Causas do Efeito Tesoura ............................................................08 2.1 Sinais de Alerta...............................................................................08
Conclusão ...............................................................................................10
Bibliografia ...............................................................................................11
Introdução
A inexistência ou deficiência do planejamento financeiro e, conseqüentemente, dos valores envolvidos no Capital de Giro, poderão trazer sérios problemas para essas organizações, tanto em relação às perdas financeiras, como também levá-las ao patamar de insolvência.
A escassez de recursos de Capital de Giro tem exigido que muitas delas recorram a empréstimos extremamente onerosos, ocasionando queda da rentabilidade, retornos menores às empresas , impostos e juros elevados e outras contas a pagar.
1 Efeito tesoura
O Efeito Tesoura é um indicador que evidencia o descontrole no crescimento das fontes onerosas de recursos no curto prazo. Ocorre quando o Saldo de Tesouraria apresenta-se cada vez mais negativo a cada exercício, variando em níveis superiores ao crescimento daNCG.
O efeito tesoura ou overtrade acontece quando uma empresa expande significativamente o nível de operações e vendas, sem o devido suporte de recursos para financiar o decorrente aumento da necessidade do capital de giro. Empresas que têm tesouraria negativa