Trabalho do Futuro
Richard Donkin. “O futuro do trabalho’’, revista EXAME CEO. Agosto 2013, (p 20-26).
No texto ‘‘ O futuro do trabalho’’ é expresso por Richard Donkin à ideia que, ao longo dos anos vem desenvolvendo-se e moldando o ofício a necessidade de cada época. A mão de obra é fundamental na sociedade, a qual sem ela há mísera movimentação de capital, sendo fundamental para sustentação da nossa sociedade capitalista. O trabalho consolidou de forma excedente por intermédio da Revolução Industrial, esta utilizando a mão de obra independente de idade e sexo. Assim firmando o papel da mulher no mercado de trabalho, abrindo espaço para direitos iguais a ambos os gêneros.
“ Hoje a proporção de homens e mulheres empregados na Europa e nos Estados Unidos converge porque as mulheres estão presentes em todo tipo de trabalho. ” (página 21).
“ Sem saber, eles estavam criando o emprego: trabalho remunerado regular e contínuo, que exigia habilidades pelas quais as pessoas eram recompensadas em troca da manutenção de níveis consistentes de produtividade. Durante mais de 200 anos, o emprego evoluiu por meio de hierarquias divisórias, administração cientifica, programas de treinamento, qualificações definidas e sindicatos que negociam coletivamente em nome dos trabalhadores.” ( página 23).
“ A pergunta [...] hoje é se os historiadores reconhecerão a era do mecanismo de busca na internet como uma nova revolução na maneira como vivemos e trabalhamos, tão reconhecível como foi a máquina a vapor [...]. Ao registrar os anos como After Ford( depois de Ford) em seu romance distópico Admirável Mundo Novo, o escritor Aldous Huxley se mostrou tão marcado pela influência transformadora do automóvel [...]. Se Huxley estivesse vivo, será que escreveria After Zuckerberg [ criador da rede social Facebook ] [...] . ” (página 23) .
“As práticas de trabalho de hoje estão avançando em ritmos diferentes. Ocupando a pista mais rápida estão empresas estruturadas, que aprimoram continuamente