relatorio social
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, segundo os historiadores os primeiros registros contábeis foram cerca de 4.000 anos A.C. onde o pastor queria saber o numero de cabeça de seu rebanho. A partir dai a contabilidade passou por varias adequações sob aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro.
Este trabalho tem como tema principal a Contabilidade Social, onde que visa criar um sistema capaz de classificar, registrar, demonstrar, avaliar e explicar os dados sobre a atividade social e ambiental da entidade.
O objetivo deste trabalho é mostrar Balanço Social de uma empresa de Insumos Agrícola da cidade de Sinop/MT.
O balanço social versa sobre o intuito de demonstrar publicamente, que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social, obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, prestando contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. (ZARPELON, 2006, p. 37).
Os principais usuários do balanço social são os clientes, fornecedores, acionistas, sócios, diretores, funcionários, governo, sindicatos, ONGs, sociedades, etc. Segundo as normas NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental Resolução CFC nº 1.003/04 “esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade”.
2. ESTUDO DO CASO SIMULADO
2.1 CARACTERIZAÇÃO
O Rodrigo & Rodrigues LTDA foi constituída em 01/01/2005, pelo sócio Breendon Rodrigo dos Santos e Dejanira Rodrigues de Assis Santos, com o objetivo satisfazer a demanda de