Trabalho Do Eixo Do Comando De V Lvulas
Nome: Renan Douglas S.Honorato
E
Pueblo Batista
Introdução
•
O eixo de comando de válvulas, também chamada árvore de comando de válvulas, veio de ressaltos ou árvore de veios, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna.
Constituição
• Consiste num veio cilíndrico no qual estão fixados um conjunto de peças ovaladas, chamadas cames ou ressaltos, uma por válvula a controlar. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeito. Normalmente é fabricado de ferro fundido nodular, embora alguns fabricantes utilizam ligas leves em determinados casos
Funcionamento
•
A rotação dos cames fixos ao eixo da árvore de cames vai provocar, de forma direta ou indireta, a abertura das válvulas de admissão e de escape do motor.
Rotação
•
A rotação do eixo de comando de válvulas é controlada pelo movimento do virabrequim, ou diretamente, através de engrenagens, ou indiretamente através de uma corrente ou de uma correia dentada. No motor a quatro tempos o eixo de comando de válvulas roda a metade da velocidade do virabrequim .
Localização
•
Pode ser no cabeçote ou no bloco. O comando no bloco(OHV) usa tuchos, varetas e balancins para levar movimento do comando até o cabeçote, o que traz maior dificuldade de operação em altas rotações. Essa é a vantagem do comando no cabeçote(OHC), que elimina a vareta e, em muitos casos, o balancim. Para movimentar o comando, nesse caso, não é usado componente de movimento alternativo, mas apenas o movimento circular. O Comando no cabeçote pode ser simples ou duplo.
Sincronismo
•
O momento em que se processa a abertura e fecho das válvulas é vital para o funcionamento correto do motor. Uma desafinação neste processo pode provocar importantes perdas de performance. Na figura é identificado em azul o ressalto do eixo do comando válvulas que controla as válvulas de admissão e escape do motor. A válvula é