Teoria da Administração
Antecedentes Históricos da Administração
A metodologia de Gilberto: Ele é um é consultor de empresas na área de administração. Ao longo de sua carreira em consultoria, Gilberto acostumou-se a trabalhar dentro da seguinte metodologia: Gilberto entrevista os diretores da empresa cliente para obter dados a respeito dos problemas encontrados. Próximo passo análise dos dados obtidos nas entrevistas para então dividi-los e decompô-los para considerar possíveis soluções.
A seguir vem a síntese dos dados as soluções para os problemas mais fáceis para passar gradualmente às soluções dos problemas mais difíceis.
Verificação: posteriormente, Gilberto faz uma revisão geral para se assegurar de que nenhum dado ou problema foi omitido.
A história da Administração é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Mas foi somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confia- da a organização (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações, ser- viços públicos etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes. Pouco antes, em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos como médicos, ad- vogados e artistas que trabalhavam por conta própria o lavrador, o armazém da esquina etc. Apesar de que o trabalho sempre ter existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve seu início há pouco tempo. Administração recebeu influência da