trabalho dionisio
Dioniso - Deus do vinho, da transformação, do êxtase, do entusiasmo.
Dioniso é realmente um deus misterioso, complexo, múltiplo e paradoxal. Quanto mais se estuda sobre ele, mais há a descobrir e estudar, num paralelo com seus mistérios sobre a morte e renascimento, sobre a vida que sempre se renova.
A variante mais conhecida do mito , a mais popularizada, nos diz que Dioniso foi filho dos amores de Zeus, deus celeste supremo, e Sêmele, uma princesa filha de Cadmo, o fundador de Tebas, e de Harmonia, filha de Afrodite e Ares, os Deuses do amor e da guerra. A Deusa Hera, enciumada, toma a forma de Beroe, criada e confidente da princesa, e sob este artifício convence a jovem a pedir a Zeus que se apresente a ela como o faz à Hera, para que ela soubesse em toda a intensidade o que é partilhar o leito de um Deus. Zeus, acuado diante do pedido, pois em seus delírios amorosos havia jurado nada negar à Sêmele, não tem como recusar. Sêmele, sendo incapaz em sua mortalidade de suportar a absolutez da divina presença de seu amante, cai imediatamete morta, fulminada pelo raio emanado da presença de Zeus, não sem antes abortar o filho que carregava. Zeus, rapidamente, acolheu o feto e colocou-o para gestar em sua coxa. Chegado o momento, Hermes serviu como parteiro e Dioniso nasceu.
Assim que Dioniso nasceu, foi entregue aos reis da Queronéia, para que fosse criado. A perseguição implacável de Hera enlouquece os tutores de Dioniso, e o pai novamente intervem para salvá-lo. Imediatamente, Zeus ordenou que ele fosse levado para o rei Átama, casado com a irmã de Sêmele, para que fosse criado como uma menina, e assim escapar da perseguição de Hera. Esse disfarce pouco ajudou. A Rainha do Olimpo logo descobriu, enlouqueceu o casal e tentou matar a criança.
Desta vez, o próprio Zeus veio socorrê-lo. Ordenou a Hermes que o transformasse num carneiro e o levasse para ser criado pelas ninfas do Monte Nisa, um lugar mítico considerado divino e habitado por belas