Comunidade quilombola furnas do dionísio -ms
Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio
Sumário:
Introdução........................................................................... 3
Localização.......................................................................... 4
Desenvolvimento a) breve histórico e caracterização da comunidade............ 5 b) características da comunidade.................................... 6
Imagens contextualizadas...................................................... 7
Conclusão............................................................................ 8
Introdução:
As comunidades quilombolas são núcleos sócio-culturais que vivem em áreas de isolamento geográfico da sociedade. Devido a esse isolamento, muitas delas passam por problemas de reconhecimento de suas identidades sociais e culturais; dentre elas, está a comunidade sul-mato-grossense Furnas do Dionísio. A comunidade fica a 48 km de Campo Grande e possui cerca de 400 moradores, todos descendentes do fundador, Dionísio Antônio Viera. Apesar da proximidade com a sociedade, os “dionísios” levam uma vida praticamente igual a que o fundador levava há 111 anos.
Com este trabalho, pretende-se conhecer melhor a história desta comunidade para compreender como ela conseguiu se manter até os dias atuais. Também quer ser mostrado como, com muita luta e garra, as comunidades quilombolas ainda podem manter as características e os costumes de seus ancestrais nesse mundo globalizado.
Localização:
Desenvolvimento:
a)Breve histórico e caracterização da comunidade:
Dionísio Antonio Vieira, ex-escravo de Minas Gerais, mudou-se para tentar encontrar um solo fértil no qual pudesse garantir a subsistência de sua família. Cerca de dez anos após a sua chegada, ele adquiriu posse definitiva da terra. Após a morte do fundador, os filhos dele começaram a doar e vender terras para famílias, formando assim a comunidade.
No ano de 2000, a comunidade foi identificada como