TRABALHO A PSICOTERAPIA EM BUSCA DE DIONISIO
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA – IPA
CURSO DE PSICOLOGIA
Psicopatologia II
PAOLLA FERREIRA BORGES
A PSICOTERAPIA EM BUSCA DE DIONISIO
ALFREDO NAFFAH NETO
Porto Alegre, RS
2014
Primeira Parte – POR UMA PSICOPATERAPIA GENEALÓGICA
1. Genealogia, Psicologia, psicoterapia - Nietzsche inicia o aforismo 23 de Para além de bem e mal. Assim a função da psicologia definida por Nietzsche, passa ser a de investigar a origem e a história dos sentimentos morais. Se atentarmos para o fato de que a moral vigente, niilista, é vista como uma doença e o filósofo-psicólogo-genealogista como um “médico da civilização” torna-se possível aspirar a uma psicoterapia que retome e realize aspirações da genealogia nietzschiana. 2. O psicoterapeuta-genealogista – Esta para ser efetiva deve ser capaz de mergulhar nas tessituras do corpo social, político, simbólico, atingir as mínimas dobras, os espaços mais microscópicos, para, então, isolar o vírus da doença e pode combate-lo. A tarefa da psicoterapia nietzschiana é a de: a transmutação dos valores. O psicoterapeuta-genealogista será primordialmente um instrumentador da mudança. Cuidando para que a vida retome seus valores mais nobres.
3. Psicoterapia: etimologia – O termo psicoterapia é formado por duas palavras gregas: psykhé e therapéia. O sentido mais originário do termo Psykhé é respiração, sopro vital, vida, derivado do verbo psykhein que significa soprar, respirar. Therapéia, por sua vez significa cuidado, previsão, solicitude, trato cuidadoso e, por extensão cuidados médicos, tratamento.
Psicoterapia significa, pois, etimologicamente, o cuidado pela vida. O termo therapeutés designa, ao mesmo tempo, o serviçal-escravo, o servidor ou adorador de um Deus e o médico.
4. Psicoterapia e vida – A psicoterapia será o tratamento das formas patológicas dessa vontade, dos descaminhos por onde se enredou e se perdeu. Tratamento: esta palavra pode ser sem dúvida, exprimir a dimensão mais técnica do grego