Trabalho Filme
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA – IPA
CURSO DE PSICOLOGIA
SAÚDE MENTAL E COLETIVA
PAOLLA FERREIRA BORGES
RESENHA DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS
Porto Alegre, RS
2014
O Filme conta a história do adolescente Neto e apresenta a dura realidade dos hospícios. Neto foi internado em um hospital psiquiátrico porque seu pai o rejeitou achando que Neto seria usuário de drogas só porque ele tinha um cigarro nas suas coisas e ai ele se viu abandonado pela família, mas
Neto foi se meter com um grupo de amigos utilizava bebidas alcoólicas e usava drogas porque não encontrava nenhum apoio na família.
Os pais rudes que em nenhum momento procuraram conversar, o pai simplesmente larga o filho no manicômio. Ele é agredido, torturado e tratado de maneira agressiva, o que não é muito diferente em alguns hospitais psiquiátricos de hoje. A falta de dialogo dos pais com seus filhos distanciam cada vez as mais famílias, pois os pais ao em vez de assumir a responsabilidade fazem com que terceiros assumam.
Todo adolescente pode ser perturbado, mas vai dos pais lidar com isso, depende dos pais, da educação que dão aos filhos e da forma que o adolescente ira lidar com as mudanças que estão ocorrendo nesta fase da vida, alguns conseguem passar tranquilamente por essa fase sem grandes perturbações. O que aconteceu no filme é o que pode acontecer em várias famílias em que os pais não querem assumir a responsabilidade, enfrentar o problema através de conversas e mandam os filhos para internatos ou como no filme acham uma desculpa para mandar pra o hospital psiquiátrico e para se livrar dos filhos.
Ao receber alta ele é encaminhado à outra instituição que ao passar do tempo faz com que o adolescente se sinta cada vez mais rejeitado pelos seus pais, levando ele a tentar suicídio dentro de um cubículo sujo e frio colocando fogo no cobertor. Ao final do filme o pai de Neto consegue ouvir o filho, mesmo sendo por uma carta deixada por ele expondo seu desabafo e