Trabalho filme
Curso de graduação em psicologia
Marilia Teixeira Rodrigues
Análise do filme: Pra Frente Brasil
Belo Horizonte
2015
Marilia Teixeira Rodrigues
ANÁLISE DO FILME: PRA FRENTE BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia e Direitos Humanos, oferecido pelo Centro Universitário Newton Paiva.
Orientador: Francisco
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. ANÁLISE DO FILME: Pra frente Brasil 4
3. CONCLUSAO 5
5. REFERÊNCIAS 6
1. INTRODUÇÃO
Pra frente Brasil é um filme que se passa na época da ditadura militar ao mesmo tempo acontece à copa do mundo no México e a seleção brasileira vai jogar. Jofre é preso simplesmente por dividir um táxi com um militante e o mesmo acredita que ele seja um rebelde é preso e torturado, enquanto isso sua esposa e irmão estão tentando por meios legais encontrar jofre.
A importância atribuída ao futebol tira o foco dos acontecimentos conflitantes da situação no país.
2. ANÁLISE DO FILME: Pra frente Brasil
Em Pra Frente Brasil enquanto lá fora as coisas estão cada vez piores pela ditadura, pessoas sendo torturadas e o caos crescendo. O que esta em foco é a copa do mundo, o brasileiro para pra assistir aos jogos e o país fica abandonado sem o olhar crítico das pessoas sobre a real situação. Assim a copa do mundo passa a ser uma distração prazerosa para apaziguar os acontecimentos. A alienação esta presente a todo o momento principalmente quando as pessoas perdem o senso crítico, acreditando que a conquista de um título no futebol já é uma grande conquista, disfarçando a tristeza do momento atual do país.
O brasileiro deixa de reivindicar os seus direitos se calando diante da ditadura pra exaltar o esporte e a conquista de um título. Enquanto isso Jofre Godoi sofre com a repressão e sua esposa e irmão tentam encontra-lo. Percebe-se o contraste da situação enquanto maior parte dos brasileiros assistem a partidas