Toxicomanias
O termo droga, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS abrange qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento, causando modificações no estado mental, são chamadas drogas psicotrópica. As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos: depressoras, estimulantes e perturbadoras.
É preciso chamar a atenção para os problemas relativos ao uso de drogas e sua influência no trabalho, tanto no que diz à segurança do trabalhador, física e social, quanto à produtividade das empresas.
No Brasil, estudo realizado no ano de 1993 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP (Waismann, 1995) aponta que de 10 a 15% dos empregados tem problemas de dependência, e que este abuso:
É responsável por três vezes mais Licenças Médicas que outras doenças;
Aumenta cinco vezes as chances de Acidentes de Trabalho;
Está relacionado com 15 a 30% de Todos os Acidentes no trabalho;
É responsável por 50% de Absenteísmo e Licenças Médicas;
Leva à utilização de oito vezes mais Diárias Hospitalares;
Leva a família a utilizar três vezes mais Assistência Médica e Social.
O setor de segurança e saúde tornou-se multidisciplinar e busca incessantemente prevenir os riscos ocupacionais. Esta é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores é necessário a antecipação dos riscos que envolvem a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. Reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições ambientais, caracterização das atividades, entrevistas e pesquisas. Por parte do empregador, é de fundamental importância o treinamento dos empregados para a Proteção Individual ou Coletiva. A empresa