Trabalho Didatica Da Historia
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE HISTÓRIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SUELI GONÇALVES DE OLIVEIRA LOPES
DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA
MARINGÁ
2014
Disciplina: Didática do Ensino de História
Docente: TERESA KAZUKO TERUYA
QUESTÕES
1- Considerando o texto, como você caracteriza o ensino tradicional de História escolar atualmente
Quando se faz referencia ao ensino tradicional em História, é, considerar que a questão da memória envolve uma tradição historiográfica presente na escrita, baseada na memorização, na historia dos heróis; eram fatos bem distantes da nossa realidade; a partir dos anos 70 tem uma nova historia; a historia dos análes historia cultural que tem uma nova perspectiva; diferentes daquela historia tradicional, da historia positivista isso a intervenção cognitiva adequada e trabalha com fontes históricas, analises e produção narrativas.
Ainda hoje alguma escola se baseia no método de decorar, recitar, falar da memória de texto, poesia, versos enfim uma historia baseada na decoreba
Nos livros mais antigos os exercícios eram de memorização, eram questões que para o aluno aprender tinha que decorar. Hoje os livros trazem atividades variadas que leva o aluno a refletir, pede-se opinião e contextualiza.
2- Apresente uma síntese das mudanças historiográficas que foram sendo processadas no Brasil com relação ao tema indígenas e comente suas possibilidades no ensino de História atualmente.
Durante séculos, os povos indígenas tendiam ao desaparecimento eram considerados ingênuos, bestas, bárbaros e até incapazes de conviver com o trabalho, A Partir da década 80 a 90 A escrita da história sobre os indígenas modificou-se bastante. De homogêneos, exóticos, anônimos, despersonalizados, vítimas e não evoluídos passaram, em muitos casos, a protagonistas, ou seja, agentes históricos capazes de agir e de reagir com autonomia, capazes de inventar e reinventar suas práticas