Trabalho decente
O conceito de trabalho decente foi desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) ainda nos anos 1990, no contexto de crise mundial do emprego, com um número exorbitante de taxa de desemprego, em todos os países, especialmente nos países centrais. A ideia de trabalho decente é um trabalho realizado em condições adequadas de saúde, segurança, liberdade e com remuneração digna. É um conceito bastante abrangente, que permite ser adaptado à realidade de cada país. Então, para alguns países é preciso começar estabelecendo parâmetros sobre a Organização e a Justiça do Trabalho, o que aparentemente nós já superamos. Outros estão dedicados à necessária erradicação do trabalho escravo e infantil. Outros países ainda têm o problema da geração de empregos, como questão chave, mas empregos de qualidade. Daí a noção de trabalho decente. As ações em todo o mundo para construir essa nova realidade do trabalho têm sido articuladas através de um pacto chamado de "Agenda do Trabalho Decente".
A agenda define três prioridades, que são: •Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento.
•Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial suas piores formas.
•Prioridade 3: Fortalecer os atores tripartites e o dialogo social como um instrumento de governabilidade.
2-
Acerca das prioridades citadas acima, existem hoje os seguintes avanços: melhoria das condições da participação das mulheres e negros no mercado de trabalho; no ritmo de expansão do emprego formal; aumento da proporção de pessoas ocupadas que contribuem para a previdência social; além de avanços na erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo. É claro que os problemas e desafios ainda são grandes, mas considero que é uma política que tem avançado despertando maior interesse da sociedade para a questão.
3-
Em minha região procura-se estarem adequando os trabalhos como