Dificuldades de aprendizagem: em busca de um panorama
VILLAGRA, Margarette Cristina Montanini
CAVALARI, Nilton
Resumo
Pretende-se, no presente artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, empreender uma descrição dos conceitos recorrentes na literatura especializada e discutir algumas perspectivas de análise sobre o que se vem denominando como dificuldades de aprendizagem, a fim de propor um panorama – de forma alguma definitivo – acerca da temática, e ajudar aos colegas que convivem diariamente com esta dificuldade no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Conceitos; Aprendizagem; Educação Infantil.
Abstract
It is intended, in this article, from a literature review, undertake a description of recurring concepts in the literature and discuss some analytical perspectives on what is termed as learning difficulties, in order to propose a scenario - in order a final - on the topic, and help to colleagues who live daily with this difficulty in the teaching/learning.
Keywords: Concepts; Learning, Early Childhood Education.
1. INTRODUÇÃO
No momento em que vivemos, as necessidades do aluno estão em evidência. Surge, no espaço pedagógico, a reflexão de que a escola não pode ser apenas transmissora de conteúdos e conhecimentos. Muito mais que isso, ela tem a tarefa primordial de reconstruir o papel e a figura do aluno, que deixa de ser apenas um receptor, e passa a ser o criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal é uma das tarefas primordiais e básicas da educação.
As dificuldades de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o indivíduo participa (família, escola, sociedade, etc). Sabe-se que nunca há uma causa única para o fracasso escolar e que um aluno com dificuldades de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos. Na verdade, existem aspectos