Dislexia ou processo de aquisição da escrita?
MASSI, G. Dislexia ou processo de aquisição da escrita? Em “Distúrbios da Comunicação”. São Paulo, 16 (3): 355-369, dezembro, 2004.
Apresentação
A autora Giselle Massi é fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e da pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza projetos de pesquisa e intervenção relacionados à linguagem escrita. Dentre suas produções, destaca-se sua participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações é ainda autora do livro A dislexia em questão, todos publicados pela Plexus. No artigo Dislexia ou processo de aquisição da escrita? A autora investiga a indefinição que acompanha a noção de dislexia vinculada a uma perspectiva de distúrbio de aprendizagem ou dificuldade de aquisição da escrita. Discuti também a falta de evidência e a inconsistência descritiva do que tem sido considerado como sistema disléxico.
Massi analisa dois casos de crianças rotuladas como “disléxicas”.
A obra está dividida em quatro partes: Introdução; Discussão e panorama teórico; Apresentação e análise de casos; Últimos apontamentos e por fim a Referência utilizada. Na parte introdutória a autora apresenta o porquê do seu trabalho e afirma que o mesmo nasceu de sua prática clínica em fonoaudiologia em que recebia encaminhamentos de crianças que não seguiam o padrão de escrita proposto pela escola e era tomada pela própria instituição e outros profissionais como portadoras de distúrbio ou dificuldade de aprendizagem na escrita, no entanto, devido a sua formação linguística, percebia que ditas dificuldades não apontavam para um distúrbio, mas revelavam o próprio processo de aquisição da linguagem escrita. O artigo tem como objetivo geral a pretensão de mostrar que a dislexia