FACULDADE S O GERALDO
MARINHA PEREIRA JUBRAEL
VERA LÚCIA REINDEL DUTRA
DISLEXIA: UM ESTUDO REFLEXIVO
NOS DIAS ATUAIS
CARIACICA - ES
DEZEMBRO 2007
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
I CONCEITUANDO DISLEXIA
1.1 ANTECEDENTES DA DISLEXIA
1.2 ALGUNS DOS SINTOMAS MAIS FREQUENTES DA DISLEXIA
II DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS DISLEXAS
2.1 DEFININDO O DIAGNÓSTICO
2.2 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
2.3 AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO.
2.4 VERDADES E MENTIRAS A RESPEITO DA DISLEXIA
2.5 O EXAME DO DISLEXO
III INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS DISLEXAS
3.1 NA ESCOLA
3.2 NA FAMÍLIA
3.3 COM O ALUNO
3.4 UMA PALAVRA FINAL SOBRE DISLEXIA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS:
INTRODUÇÃO
A dislexia é uma dificuldade ou distúrbio de aprendizagem e linguagem, não sendo necessariamente todos os problemas de aprendizagem detectados como dislexia, pois existem vários outros fatores que interferem.
Apresenta como questões de estudo verificar e ajudar a descobrir maneiras, ou método pela qual o disléxico possa se desenvolver, ajudando aos educadores e familiares a compreender em que a dislexia é um problema, buscando compreender e encontrar formas eficazes de se trabalhar.
Assim esse trabalho apresenta como objetivo compreender à dislexia, para que ela seja corretamente diagnosticada por profissionais especializados e comprometidos, e verificar a importância do professor, quanto a sua atuação, sendo imprescindível o conhecimento do assunto Dislexia
Com ajuda de especialistas e profissionais é possível desenvolver as capacidades, levando o disléxico a se desenvolver melhor sem discriminações e preconceitos.
Assim, aguçou-nos o interesse de se trabalhar com o assunto dislexia, pois, como se pode observar muitas crianças são reprovadas nas séries iniciais do ensino fundamental, sem ter o acompanhamento de profissionais qualificados, e muitas das vezes sem saber qual é a causa de tanta repetência. Não podendo deixar de falar na grande falta de conhecimentos e divulgação que o assunto dislexia trás.
O professor deve identificar a