Resumo dos textos: o que causa as dificuldades de aprendizagem; e dos tipos básicos de dificuldades de aprendizagem extraido da apostila trantorno de aprendizagem da leitura e da escrita disponibilizada pelo professor:
1176 palavras
5 páginas
RESUMO DOS TEXTOS: O QUE CAUSA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; E DOS TIPOS BÁSICOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXTRAIDO DA APOSTILA TRANTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DISPONIBILIZADA PELO PROFESSOR: Dr. FRANCISCO CURBELO BERMÚDEZ.O diagnóstico e tratamento de distúrbios, transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem é vasto e fundamentado em concepções, muitas vezes, divergentes entre si.
Devido o grande número de obras relacionadas ao assunto, torna-se inviável contemplar todas as possíveis definições e abordagens sobre esses conceitos. Portanto, nesse texto pretendemos analisar os conceitos mais comumente utilizados na literatura especializada e algumas das muitas perspectivas de análise sobre as dificuldades de aprendizagem, procurando traçar um panorama (ainda que provisório) sobre essa temática.
Segundo Moojen (1999), os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem têm sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura especializada como na prática clínica e escolar, para designar quadros diagnósticos diferentes.
Nesta linha de pensamento a apostila disponibilizada pelo professor: Dr. Bermúdez (2011), apresenta que por muitos anos as dificuldades de aprendizagem foram atribuídas às questões cerebrais, ou seja, todas as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem havia experiência de alguma espécie de dano cerebral. Porém, mesmo que a criança tenha passado por um dano atribuído as questões cerebrais, não podemos afirmar que a dificuldade de aprendizagem seja causada por tal dano. Portanto a busca do histórico e de sua realidade é a peça fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Sabe-se que há uma diversidade de danos que afetam o desenvolvimento da criança e alguns estão relacionados diretamente com a forma de vida da criança, tanto pré quanto pós-natal. Nesta situação podemos exemplificar a situação da gestante que faz o uso de drogas (fumo, álcool,