Trabalho de Viscosidade
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conceituar a viscosidade, discriminar suas diferenças entre gases e líquidos em função da temperatura e explicar a tensão de cisalhamento contida nos fluidos.
Iremos determinar quais são os tipos de viscosímetros existentes, esquematizar seus funcionamentos e exemplificar a suas funções e aplicações práticas nos diversos tipos de indústrias.
Também iremos descrever as características dos óleos lubrificantes para motores à combustão interna, suas classificações conforme normas SAE e API, relatar sobre suas funções em motores e suas principais propriedades físicas.
Será descrito também como foi executada à experiência Viscosidade no laboratório da UGF, relacionando a temperatura com a viscosidade com auxilio de um viscosímetro. Por fim será mostrado um gráfico com os resultados desta experiência.
Este trabalho foi escopo da disciplina Fenômeno dos Transportes – MEC229, no
Curso de Engenharia da Universidade Gama Filho – Campus Piedade. O mesmo foi realizado no segundo semestre do ano de 2012, pelos alunos relacionados abaixo:
Leonardo Souza Santos – Turma: 403 - Mat: 20112604111
Tatiana Guerra Rosado Cruz – Turma: 403 - Mat: 20111600138
Luiz Américo Santos Fortunato – Turma: 403 - Mat: 20111062696
Diogo Viegas Marques – Turma: - Mat: 20111079548
Renan Minto Santos - Turma: 403 - Mat: 20091005650
2
1. VISCOSIDADE
Os fluidos escoam de modo distinto. Este escoamento pode variar se a temperatura sofre mudança. A medida que se quantifica a resistência do escoamento de um fluido a uma determinada temperatura, se dá o nome de viscosidade
Viscosidade é a resistência a deformação dos fluidos em movimento. A ação desta representa uma forma de atrito interno, que ocorre entre suas partículas e entre o fluido em as paredes de um conduto. Como a viscosidade depende diretamente da temperatura, podemos considerá-la uma propriedade termodinâmica.
Quando falamos de fluidos que se deslocam por tubos