ASDe
Instituto Politécnico de Setúbal
Classificações para a Viscosidade dos Óleos
Engenharia Mecânica - Ramo Automóvel
Docente: Alexandre Magrinho
Data: 28/03/2014
Trabalho realizado por:
090249094 – João Rosa
090249086 – Pedro Henrique Oliveira
Índice
Objetivo do Trabalho Este trabalho foi realizado com o intuito de desenvolver competências no âmbito da unidade curricular Tribologia do Curso Engenharia Mecânica. E tem como objetivo abordar temas relacionados com a disciplina, tais como: os Óleos lubrificantes, a sua viscosidade e a classificação da viscosidade do óleo.
Palavras-Chave
Palavras –Chave:
Lubrificação;
Óleo;
Classificação;
Viscosidade;
Cinemática;
Mineral;
Sintético;
Fluido.
Introdução Este Trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular Tribologia, do curso Engenharia Mecânica. Neste trabalho será abordado o tema da Classificação da Viscosidade dos Óleos. Antes do tema ser abordado é importante que se analise alguns pontos, como por exemplo, o que é um óleo lubrificante, como este é aplicado e quais as suas funções. Quanto às propriedades dos óleos lubrificantes, a viscosidade é uma característica que, tanto na lubrificação de veículos como na utilização industrial, a sua escolha deve ser considerada. Podendo-se ainda definir, que é a propriedade responsável pelo fator seletivo dos óleos e a partir da qual estes são separados em diversas classes criadas por entidades responsáveis, no âmbito de facilitar a sua aplicação nas variadas atividades a que está destinado. Por último, é possível verificar a existência algumas comparações entre classificações de viscosidades.
Óleos Lubrificantes Já no antigo Egipto existiam produtos para facilitar o transporte de estátuas e blocos de pedra para a construção de pirâmides. Esses produtos eram nomeadamente azeite obtido a partir das azeitonas, pois naquela altura ainda não