Trabalho De Quimica Viscosidade
1. Introdução 2 2. Material necessário 3 3. Objetivo 4 4. Procedimento experimental 5 4.1. Dinâmica 5 4.2. Dados experimentais 6 4.3. Dinâmica 8 5. Conclusão 8 6. Referências bibliográficas 9
1. Introdução
A viscosidade é uma medida da resistência interna ou fricção interna de uma substância ao fluxo quando submetida a uma tensão. Esta propriedade é medida por um coeficiente que depende do atrito interno em consequência à coesão das partículas de seus componentes.
Quanto mais viscosa a massa, mais difícil de fluir e maior o seu coeficiente de viscosidade. Por exemplo, os magmas ácidos são mais viscosos e fluem com mais dificuldade do que os magmas básicos que tem um menor coeficiente de viscosidade; alem disso, existência de cristais em um magma aumenta o atrito interno do mesmo e, portanto, ele é mais viscoso do que o mesmo magma sem a carga de cristais em suspensão.
.
2. Material necessário
Os materiais utilizados para tais experimentos foram
Viscosímetro Ostwald
1 cronômetro
1 densímetro
Água destilada
Álcool benzílico
Pipeta
Tubo de borracha
3.Objetivo
Tal experimento tem como objetivo determinar o coeficiente de viscosidade de líquidos, utilizando o viscosímetro de Ostwald.
4. Procedimento experimental
O viscosímetro de Ostwald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de um padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão de um fluido de viscosidade conhecida, geralmente a água, e o de um fluido de viscosidade desconhecida.
ƞ₁ = d₁ x t₁ ƞ₂ d₂ x t₂
onde:
ƞ₁ = viscosidade conhecida ƞ₂ = viscosidade desconhecida d₁ = densidade do líquido conhecida d₂ = densidade do líquido problema t₁ = tempo de escoamento do líquido de viscosidade conhecida t₂ = tempo de escoamento do líquido-problema
A