Artigo
A viscosidade inadequada de um fluído hidráulico é responsável pela perda de eficiência e desgaste prematuro dos componentes do sistema hidráulico.
Elaborado por: André Graminho.
Os fluídos hidráulicos são elementos importantes para a aplicação em sistemas que necessitam utilizar elevadas forças, pois, é através dos fluídos hidráulicos que ocorre a transmissão das forças aplicadas, transformando - as em energia cinética e energia potencial.
Figura 1: Perfuratriz hidráulica. A seleção do fluído hidráulico é importante, uma vez que ele se constitui em um suporte direto da eficiência do sistema hidráulico, do custo da manutenção e da vida útil dos componentes. Também atua como um transmissor de potência, lubrificante de componentes e um vedador. Esses três fatores são resultantes da viscosidade do fluído.
A viscosidade é a medida da resistência do fluído e sua capacidade de circulação. Se um fluído circula com facilidade sua viscosidade é baixa, se o fluído circula com dificuldade tem viscosidade alta.
A viscosidade de um fluído hidráulico reflete no desempenho de um sistema que pode ter vários efeitos indesejáveis impactando diretamente ou indiretamente na realização do trabalho desejado.
No caso de a viscosidade ser elevada para o sistema e sua aplicação, se tem:
Uma maior resistência interna de trabalho, que significa que o escoamento pelo sistema não será adequado, o que pode afetar o desempenho das bombas e válvulas; Grandes perdas de funcionalidade, e com isso gera um maior consumo de energia para o funcionamento do sistema;
Com um atrito maior a temperatura deste sistema será mais alta exigindo um trocador de calor mais elaborado e complexo gerando custos mais elevados para o perfeito funcionamento deste sistema;
Referente á pressão do sistema, o fluído com alta viscosidade pode gerar um maior atrito e se locomover mais lentamente pela tubulação acarretando em maiores variações